O colagénio é uma proteína estrutural presente em diversas partes do organismo, como a pele, o osso e a cartilagem, representando cerca de 30% das proteínas do corpo humano.
A sua principal função é a de dar sustentação e elasticidade à pele, ossos, cartilagens, tendões e ligamentos, para além de promover a integridade e a força de tensão dos tecidos.
No nosso organismo o colagénio é reposto por meio de uma alimentação equilibrada. Alimentos como a carne (nomeadamente a vermelha), os ovos e o peixe são ricos em proteínas, das quais o colagénio.
Existem alguns elementos que prejudicam a renovação celular e, consequentemente, aceleram o processo de envelhecimento. Entre estes estão:
- Alimentação desequilibrada
- Tabagismo
- Falta de sono
- Stress
- Demasiada exposição ao sol
- Má hidratação
No início da fase adulta começa a existir uma diminuição da sua produção, o que leva ao aparecimento das primeiras rugas de expressão, estrias, celulite e enfraquecimento das unhas e cabelo. É, assim, de extrema importância a manutenção de uma dieta equilibrada e variada, bem como da prática de exercício físico.
As mulheres são quem mais sofre com esta diminuição, visto apresentarem uma menor quantidade de colagénio no organismo.
A suplementação com colagénio pode retardar esta diminuição e ajudar na qualidade da pele, prevenir a osteoporose e os problemas de articulações.