Ligados pela saúde
Bebé Problemas de saúde mais comuns

Bebé – Problemas de saúde mais comuns e produtos indicados

Para que conheça os problemas de saúde mais comuns no bebé, apresentamos, de seguida, uma lista dos mesmos e quais os produtos de saúde mais indicados para cada situação. Para muitos dos problemas comuns que acontecem na primeira infância, existem produtos, que encontra na sua farmácia, que ajudam a minimizar o seu impacto. Relembramos que em qualquer uma destas situações é crucial o acompanhamento do médico pediatra e o aconselhamento do seu farmacêutico.

Microbiota intestinal

MICROBIOTA INTESTINAL: TEM O INTESTINO LIGADO AO CÉREBRO?

A microbiota é um conjunto de microrganismos que vivem no nosso corpo, totalizando triliões de seres, maioritariamente localizados no intestino (microbiota intestinal). Para além de serem responsáveis por parte da digestão e saúde intestinal, estas também integram o nosso sistema imunológico, representando uma importante linha de defesa. Daí ser tão importante que cuide destes seres microscópicos e que os alimente convenientemente.

Geleia Real

Geleia real, a sua amiga para reforçar as defesas

Com o ritmo de vida acelerado, o organismo humano fica exposto a inúmeras agressões físicas e psicológicas, e nem sempre consegue satisfazer as suas necessidades nutricionais essenciais através da alimentação. Um consumo desequilibrado de nutrientes, nomeadamente proteínas, vitaminas e minerais, pode dar origem ao aparecimento da fadiga e enfraquecimento do organismo e das suas defesas imunitárias. Por isso é importante reforçar com suplementos alimentares, nomeadamente geleia real.

Resistir aos excessos de natal

Como resistir aos excessos de Natal?

Aproxima-se a época mais maravilhosa do ano: o Natal. Aguardada e adorada pela maioria das pessoas, é a altura do ano em que a prioridade é aproveitar o tempo com a família e o espaço escolhido para o convívio é à mesa, na ceia de Natal. Esta é também uma das épocas do ano em que foca as suas preocupações nos excessos alimentares e, por sua vez, no aumento de peso.

Rosácea

Rosácea

A rosácea é uma doença inflamatória da pele bastante frequente. Afeta principalmente as mulheres de pele clara entre os 30 e os 50 anos e surge, inicialmente, por pequenos períodos tendendo a tornar-se permanente.

Articulações

Articulações à prova de frio e humidade

As dores articulares agravam-se com o tempo frio e húmido, o que dificulta a prática de exercício físico que é indispensável à sua mobilidade. Mas há um suplemento que pode ajudar. Uma das coisas mais importantes para a manutenção da cartilagem articular saudável é o desporto e a atividade física. Mas, ironicamente, muitas pessoas que sofrem de deterioração das articulações são impedidas de fazer desporto. E com a chegada do tempo frio e húmido o problema pode agravar-se. Felizmente existe uma solução para aliviar este problema sem que seja necessário recorrer a medicamento analgésicos ou de síntese.

Dermatite Atópica

Dermatite atópica

A dermatite atópica caracteriza-se por prurido cutâneo, que tende a ser recorrente, e distribuição característica das lesões que variam com a idade. As lesões típicas de fase aguda consistem em erupções avermelhadas, formando pápulas ou vesículas, com exsudação e formação de crosta que evoluem, na fase crónica, para lesões descamativas.

Imunidade e suplementos

Imunidade e Suplementos

O sistema imunitário protege o organismo de agentes infeciosos como vírus, fungos e bactérias. Assim, fortalecer as funções do sistema imunitário é fundamental para o reforço das defesas contra infeções. No período do outono e inverno, onde o tempo está mais seco e as temperaturas são mais baixas, há um crescimento significativo na ocorrência das doenças respiratórias, assim, o recurso a suplementos alimentares podem ajudar no reforço da imunidade. Os suplementos alimentares são considerados géneros alimentícios, que se destinam a complementar e/ou suplementar o regime alimentar normal, não devendo ser utilizados como substitutos de uma dieta variada.

Saúde oral na criança

Saúde oral na criança. Uma alimentação saudável é também sinónimo de dentes saudáveis. Comer antes de ir dormir é também um hábito muito nocivo e que propicia o aparecimento da cárie. Acontece que os alimentos deixam sempre pequenos estos nas irregularidades dos dentes ou no intervalo entre estes. Estes restos são alimento para as bactérias residentes da boca, que os transformam em ácido. Este ácido degrada a camada mais superficial dos dentes – o esmalte – abrindo caminho para a infeção – a cárie dentária.

Automedicação

Automedicação, um grave problema de saúde pública

Os medicamentos são, hoje em dia, essências no tratamento das mais variadas doenças, no entanto, o seu consumo pode tornar-se perigoso, seja devido à sua nocividade intrínseca, ou a uma má utilização. A automedicação é infelizmente uma prática em constante crescimento, o ato de consumir medicamentos sem prescrição e supervisão de profissionais de saúde, aliado à falta de conhecimento, resulta em problemas de saúde pública.

Acne

Acne

A acne é uma doença cutânea característica da adolescência, fase em que ocorre uma maior produção de hormonas que estimulam a formação de gordura pelas glândulas sebáceas. Porém, pode também surgir nos bebés (acne neonatal) ou só na idade adulta (acne tardia). Mesmo não sendo grave ou incurável, a acne pode ter efeitos negativos profundos na autoestima.

Sistema Imunitário

Sistema Imunitário

No Outono e no Inverno, quando as temperaturas começam a descer, começa a chover e se acentuam as diferenças entre o ambiente exterior e interior, é habitual começarem a surgir as gripes, constipações, infeções crónicas, alergias, que afetam tanto adultos como crianças. Para as evitar, é importante que o sistema imunitário se encontre a cem porcento. As vacinas podem ajudar e alguns alimentos reforçam o sistema imunitário. O stress, álcool, tabaco e sedentarismo enfraquecem-no, daí a importância de adotar também um estilo de vida saudável.

Hipotiroidismo em cães

Hipotiroidismo em cães

Tal como os humanos, os cães têm uma pequena glândula localizada no pescoço chamada tiroide. A tiroide produz a hormona T4 que tem um papel fundamental no metabolismo, controlo do peso, temperatura, aparelho digestivo, desenvolvimento e funcionamento do cérebro e coração. Quando esta hormona é produzida em quantidades insuficientes ocorre o hipotiroidismo.