Ligados pela saúde
WhatsApp Icon

Fale connosco
por WhatsApp

939670069

Queda de cabelo

Queda de cabelo

A queda de cabelo é um problema comum e que atinge milhões de homens e mulheres em todo o mundo. Perder cabelo é normal sendo que cerca de 50 a 100 fios de cabelo caem da cabeça de todas as pessoas diariamente.

Nem todos os tipos de queda de cabelo requerem as mesmas preocupações.

ELES E ELAS

Nos homens, a causa mais comum para a queda do cabelo é a hereditária, que começa habitualmente com um recuo da linha do cabelo nas têmporas (as “entradas”, como costumamos dizer), que começa, depois, a estender-se à parte de cima do couro cabeludo.

Nas mulheres, a maioria nota perdas de cabelo após a menopausa. Quase todas as mulheres têm picos ocasionais em situações de stress, após a gravidez, por distúrbios hormonais, da tiroide e durante o chamado período de queda sazonal, principalmente no início do outono e no fim do inverno.

VIDA SAUDÁVEL, CABELO SAUDÁVEL

Para prevenir esta situação, existe um conjunto de comportamentos que se pode adotar para fortalecer o cabelo: não fumar nem beber álcool em demasia, ter uma alimentação equilibrada, fazer exercício físico regular, dormir bem, beber muita água para estar sempre hidratado, investir em momentos de lazer para diminuir o stress, evitar dormir com o cabelo molhado, evitar penteados que puxem ou façam muita pressão na linha do cabelo, evitar usar aparelhos quentes, como ferros de alisar ou secador, evitar fazer demasiados tratamentos químicos, como colorações ou alisamentos, reforçar os nutrientes que estejam em falta e experimentar champôs e óleos específicos.

Podemos identificar uma queda de cabelo fora do normal quando notamos presença constante de cabelos na almofada, demasiados cabelos caídos no chão da casa de banho, na toalha ou na escova, excesso de oleosidade, caspa ou comichão, falhas no couro cabeludo e sensação de menor densidade quando se passa as mãos pelos cabelos.

QUEDA OU CARECA?

É importante distinguir, então, queda de cabelo e calvície. Homens, em geral, são os mais afetados pela calvície. A calvície corresponde à falta de cabelos na cabeça e inúmeros fatores podem causar perda dos cabelos.

A queda de cabelo hereditária pode ser tratada com medicamentos ou transplante de cabelo e algumas pessoas também optam por usar perucas ou apliques.

Caso a queda de cabelo seja causada por um agente que pode ser controlado, como stress ou medicamentos, será possível tratar o problema atacando a causa.

Quando já se nota a queda de cabelo, uma dica para disfarçar é não subestimar o poder de um corte. Criar camadas ao longo do comprimento reduz o peso do cabelo e passa a impressão de ele estar mais cheio. Já a franja ajuda a disfarçar entradas frontais. Outro truque para esconder as falhas e adicionar mais volume na raiz é aplicar champô seco com cor.

Antes de realizar qualquer tratamento, é importante procurar um médico, pois pode ser uma queda normal, mas também pode significar um problema de saúde mais grave. Ficar sem cabelo muito jovem (antes dos 20 anos) também pode ser motivo para preocupação.