Ligados pela saúde
WhatsApp Icon

Fale connosco
por WhatsApp

939670069

Prática sexual: benefícios para a saúde e bem-estar

Sendo algo que por norma contribui para o bem-estar de uma pessoa só poderia ser considerado como um ato saudável. De forma factual quais são os benefícios associados à prática sexual?

1. Ajuda a manter o sistema imunológico

Pessoas sexualmente ativas adoecem com menos frequência. As defesas (anticorpos) do organismo são mais elevadas protegendo o corpo contra vírus e outros ataques.

Pratique sexo, mas com segurança, utilize sempre preservativo. As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são uma realidade que não deve ser ignorada.

2. Aumenta a líbido

As relações sexuais aumentam a líbido, é um facto!

Não sendo a líbido algo exclusivamente relacionado com a sexualidade, faz com que desejar e ser desejado seja algo importante para o bem-estar psicológico e que contribui para aumentar a sua autoestima. Quanto mais praticar mais elevados estarão os seus níveis de confiança e melhor se sentirá com o seu corpo.

3. Ajuda a combater a depressão

Estados de depressão estão associados a baixos níveis quer de autoconfiança, como de testosterona. As relações sexuais, como já foi dito anteriormente, ajudam a sentir-se mais confiante e contribuem também para a produção desta hormona mantendo assim os seus níveis equilibrados.

4. Reduz a pressão arterial

A hipertensão arterial está diretamente relacionada com as doenças cardiovasculares. Existem estudos que comprovam que homens que pratiquem sexo pelo menos duas vezes por semana têm menos riscos de vir a sofrer de ataque cardíaco ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).

5. Conta como exercício físico

É uma excelente forma de praticar exercício físico e também queimar calorias.

O esforço realizado não só irá ajudar a emagrecer como irá também tonificar os músculos mais utilizados. Tal como no ginásio e consoante as zonas do corpo que se pretende exercitar, existem diferentes formas de praticar sexo que podem trabalhar mais ou menos os vários músculos do corpo. Fique em forma!

6. Melhora o sono

É do conhecimento geral que uma noite bem dormida é fundamental para revigorar o organismo e restabelecer forças e energias para o dia seguinte.

A razão pela qual se dorme melhor após as relações sexuais deve-se a duas hormonas que são libertadas antes e durante o orgasmo, a oxitocina e a prolactina respetivamente.

7. Reduz os níveis de stress

A excitação antes e durante o ato sexual estimula a produção de endorfinas. Estas hormonas reduzem a dor e ansiedade e proporcionam um sentimento de bem-estar e felicidade.

8. Melhora a sua pele

O aumento de produção de serotonina durante o sexo faz com que os poros da pele se abram, ajudando a libertar as impurezas dando-lhe um aspeto mais rejuvenescido.