Ligados pela saúde

O meu cão coça-se muito? É normal?

O meu cão coça-se

É normal notarmos que o nosso cão se coça ocasionalmente, contudo, se estiver constantemente a coçar-se durante vários dias, pode ser indicativo de que algo está errado. Os cães podem ser alérgicos à picada de pulgas, pólenes, ácaros ou alimentos e o sinal de alergia mais comum é simplesmente o coçar-se com mais frequência do que o normal.

A alergia à picada da pulga (DAPP), ocorre quando o cão é alérgico a algum componente da saliva da pulga. Os principais sinais são o prurido intenso, lesões na região lombar e base da cauda, perda de pelo, eritema e o aparecimento de crostas ou pústulas.

A desparasitação externa deverá ser realizada durante todo o ano, através da utilização de pipetas, comprimidos ou coleiras, mesmo que o cão não tenha acesso ao exterior.

Em caso de infestação, além da desparasitação, deve também aspirar e lavar com detergente, acima dos 60°C, os tapetes, cobertores, mantas e os objetos onde dorme. Existem também sprays inseticidas que matam os ovos e as larvas adultas presentes no ambiente.

A dermatite atópica é uma inflamação crónica da pele, causada por agentes alergénicos ambientais (pólenes ou ácaros do pó) e ocorre sobretudo na primavera e verão.

Esta dermatite caracteriza-se por prurido e o aparecimento de lesões principalmente na região peri ocular, comissura labial, pavilhões auriculares, interdigital e perianal.

O tratamento consiste em controlar o prurido e prevenir recidivas, através de banhos periódicos dieta rica em ácidos gordos, anti-histamínicos ou esteroides e imunoterapia.

Também se aconselha manter a casa limpa, aspirada e arejada, utilizar colchões e almofadas anti ácaros, lavar a roupa de cama com água quente (60°C).

A alergia alimentar caracteriza-se pela reação adversa ao alimento ingerido pelo cão, observando-se sinais dermatológicos (prurido, otite recorrente, dermatite húmida) e digestivos (vómitos, perda de apetite, diarreia). O diagnóstico consiste em fornecer uma dieta hipoalergénica por um período de oito semanas. Se a resposta for positiva, provavelmente é alérgico e recomenda-se a troca da dieta.

As alergias podem ser controladas se forem diagnosticadas precocemente por isso, caso suspeite que o seu cão possa sofrer de alergia, deverá contactar o seu médico veterinário.

Anabela Torres, Clínica do Animal