A pele de bebé é mais fina e mais suave que a nossa, e muito mais sensível. O seu pH é mais elevado, o que a torna mais sensível a agentes irritantes. Apesar de ser desagradável, o eritema da fralda é muito comum e de fácil tratamento.
O que é o eritema da fralda?
O eritema da fralda pode ocorrer em qualquer altura durante o período de uso de fralda. A maioria das crianças irá passar por isso, com sintomas como vermelhidão, inchaço ou borbulhas na pele do rabinho do bebé, coxas e zona genital. A zona da pele afetada também pode estar quente ao toque. O risco de eritema da fralda muda à medida que o bebé vai crescendo. Durante os primeiros 12 meses, o eritema da fralda é muito comum, já que as fezes são mais frequentes e a pele do bebé é mais fina, permeável e com um pH mais elevado.
Como é que o eritema da fralda afeta o seu bebé?
O comportamento do bebé pode parecer alterado – pode chorar mal lhe toque ou enquanto lhe dá banho, ou ainda acordar frequentemente durante a noite por causa do desconforto causado pelo eritema da fralda.
O que é que causa o eritema da fralda?
A causa mais frequente de eritema da fralda é a combinação da fralda suja com a fricção. A pele delicada do bebé torna-se fragilizada e dorida quando em contacto com os químicos que existem naturalmente na urina e com as enzimas que existem nas fezes. Isto é agravado por uma fralda justa, que simultaneamente fricciona, removendo a camada lipídica protetora da pele, e que impede a circulação do ar. Se não for tratado, podem desenvolver-se infeções fúngicas por agentes como a Candida albicans. Algumas fraldas de bebés e produtos de limpeza também podem causar irritação da pele do bebé.
Como aliviar o eritema da fralda?
1.Limpe
Use toalhetes suaves, ou um pano humedecido com água morna, para limpar suavemente a pele
2.Seque
Mantenha a pele do bebé tão seca quanto possível
3.Aplique
Aplique uma camada generosa de creme para assaduras em toda a zona da fralda e em todas as mudas da fralda.
Como prevenir?
- Tenha cuidado para não apertar demasiado a fralda do bebé.
- Deixe o bebé sem fralda o máximo de tempo possível.
- Aplique creme de prevenção de assaduras em todas as mudas da fralda.
- Mude frequentemente a fralda do bebé.
- Escolha fraldas com o tamanho apropriado