Ligados pela saúde
WhatsApp Icon

Fale connosco
por WhatsApp

939670069

Vitaminas e Suplementação

               As vitaminas são micronutrientes que, apesar de não fornecerem energia, possuem funções específicas indispensáveis ao bom funcionamen-to do nosso organismo. São exemplos as diversas funções em processos relacionados com a transferência e armazenamento de energia, proteção e reforço do sistema imunitário, contração muscular, síntese de proteínas envolvidas na coagulação sanguínea, formação de tecidos, etc.

               O corpo humano é incapaz de produzir este tipo de nutrientes o que faz com que apenas seja possível obtê-los a partir da alimentação ou da suplementação. Na maior parte dos casos, uma alimentação equilibrada permite-nos ir buscar as quantidades necessárias de vitaminas e minerais, mas é importante saber que os défices de vitaminas acontecem e que estes podem causar alguns problemas de saúde.

               É importante ter em conta que a suplementação vitamínica deve ser indicada por um médico. Muitas vezes a toma de suplementos leva a um excesso vitamínico que pode não ser benéfico para o nosso organismo. Normalmente, em pessoas saudáveis, um défice de vitaminas acontece devido à falta de ingestão de alimentos ricos nessa vitamina. Uma alteração na alimentação pode levar à correção desse défice. Contudo, existem casos e populações em que a suplementação vitamínica poderá ser necessária e aconselhada, como é o caso das deficiências nutricionais causadas por alguns medicamentos. As análises clínicas são a melhor forma de entender se existe alguma carência a este nível.

               As vitaminas dividem-se em dois grupos:

  1. Vitaminas Hidrossolúveis (solúveis em água)
  2. Vitaminas Lipossolúveis (necessitam de gordura para serem absorvidas)

As primeiras não são muito absorvidas no nosso organismo e delas fazem parte as vitaminas do complexo B e a vitamina C. As segundas conseguem ser armazenadas no organismo durante algum tempo e são as vitaminas A, D, E e K.

               Abaixo pode encontrar uma pequena descrição das principais vitaminas, as suas funções no organismo e a causa que pode levar à toma de suplementação.

  • Vitamina A

A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel que contribui para a manutenção da saúde da visão, da pele, do cabelo, para a função reprodutora e para um crescimento saudável. Um dos sintomas que podem levar à toma de suplementação é a cegueira noturna.

  • Vitamina B9 (Ácido Fólico)

A vitamina B9 é uma vitamina hidrossolúvel que previne o aparecimento de determinadas anemias e é essencial para a formação de células sanguíneas, para o ótimo funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea e para um crescimento saudável. A suplementação nesta vitamina é importante na gravidez.

  • Vitamina B12

Assim como a anterior, a vitamina B12 é uma vitamina hidrossolúvel que contribui para a prevenção do aparecimento de certos tipos de anemia e para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue. Suporta o funcionamento correto do sistema nervoso e é importante no metabolismo dos açúcares. Provém, essencialmente, da carne, o que torna a população vegana e vegetariana propensa a necessitar de suplementação.

  • Vitamina C

A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel, também conhecida como ácido ascórbico. É importante na formação do colagénio e possui um papel nos mecanismos de autodefesa do organismo contra infeções. Facilita a absorção do ferro alimentar e é fundamental na manutenção da integridade dos vasos sanguíneos. Desempenha um importante papel antioxidante ao nível celular. Normalmente, é possível obter as quantidades necessárias através da alimentação.

  • Vitamina D

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel. Facilita a utilização de cálcio e de fósforo pelo organismo e possui um efeito protetor nas doenças cardiovasculares, musculares, autoimunes e no cancro. A suplementação de vitamina D pode ser importante nos meses de inverno onde existe menos Sol e a exposição solar pode ser insuficiente. Não há grandes riscos associados à toma de suplementação em vitamina D.

  • Vitamina K

A vitamina K é uma vitamina lipossolúvel que está envolvida na normal coagulação sanguínea, obtida nos vegetais de folha verde escura. As pessoas com problemas na coagulação podem beneficiar de suplementação desta vitamina.

Em caso de dúvida, consulte o seu farmacêutico nas Farmácias Praxis.