Ligados pela saúde
WhatsApp Icon

Fale connosco
por WhatsApp

939670069

Vaga de frio: que cuidados deve ter?

O frio pode ser uma ameaça à saúde. Os efeitos podem sentir-se através do estado de saúde, mas também através de lesões cutâneas causadas ou agravadas pela descida das temperaturas.

Saiba como proteger a pele das baixas temperaturas e quais os cuidados a ter com o frio para evitar os sintomas desagradáveis típicos desta altura do ano.

PRINCIPAIS CUIDADOS A TER

Alimentação
É principalmente através da metabolização dos alimentos que o organismo consegue manter uma temperatura estável. Assim, a alimentação é uma parte essencial no que toca à proteção da pele contra as agressões do frio. Neste sentido, a Direção Geral da Saúde recomenda alguns cuidados:

  • comer frequentemente, encurtando as horas entre refeições
  • reforçar a ingestão de bebidas quentes
  • evitar bebidas alcoólicas
  • consumir alimentos ricos em vitaminas e sais minerais.

Proteção
Com o frio, deve haver um reforço da proteção da pele. É importante cobrir as extremidades, optando por roupa e calçado adequado à temperatura ambiente. Quanto ao vestuário, deve:

  • usar roupas folgadas uma vez que roupas justas dificultam a circulação sanguínea
  • usar várias camadas de roupa
  • escolher tecidos de algodão e fibras naturais.

No que diz respeito à higiene, tome banho com água morna porque água muito quente vai remover a camada protetora da pele.

Hidratação
Este processo deve começar de dentro para fora, portanto deve consumir quantidades adequadas de água ou outros líquidos (como bebidas quentes).

Para além disso, deve utilizar cremes hidratantes, em todas as zonas do corpo, sem esquecer os pés, mãos, cara e lábios, de acordo com as recomendações da DGS.

Exercício físico
Com o frio, deve manter a prática de exercício físico. Vai estimular a circulação sanguínea, ajudando o corpo a manter a temperatura equilibrada. Caso opte por praticar exercício no exterior, proteja-se adequadamente.

Se frequenta o ginásio, proteja a pele das mudanças bruscas de temperatura.