Ligados pela saúde
WhatsApp Icon

Fale connosco
por WhatsApp

939670069

Suplementos Desportivos

O que são?

Os suplementos desportivos são um complemento a uma alimentação variada e equilibrada e não devem, nunca, substituir essa alimentação. Estes permitem corrigir deficiências nutricionais em algumas pessoas. Podem ser encontrados sob várias formas: pós, comprimidos ou xaropes e, no nosso país, são produtos de venda livre.

Tipos de suplementos

Existem diversos tipos de suplementos nutricionais, dos quais enumeramos:

  1. Vitaminas e Minerais (nutrientes com funções específicas indispensáveis ao bom funcionamento do organismo; as vitaminas atuam como reguladores das proteínas, hidratos de carbono e das gorduras, enquanto os minerais são de extrema importância para o metabolismo energético)
  2. Cafeína (estimulante do metabolismo)
  3. CLA ou Ácido Linoleico Conjugado (pode ajudar na redução da massa gorda, colesterol e triglicéridos e no aumento da massa magra)
  4. Creatina (uma das substâncias mais estudadas no desporto, permite manter a intensidade do treino por mais tempo e promove um aumento espontâneo da massa muscular)
  5. Beta-alanina (suplemento com alguma evidência científica que ajuda no aumento da resistência muscular, capacidade anaeróbica e redução da sensação de fadiga)
  6. L-carnitina (tem alguma evidência na redução da fadiga e consequente aumento do dispêndio energético na população que não treina, mas parece não ter o mesmo efeito em atletas)
  7. Glutamina (muito associada à melhoria do sistema imunitário, inflamação, aumento muscular e de força, mas a investigação científica não suporta estes efeitos)

Recomendações gerais

A suplementação depende de vários fatores como a idade e o tipo e intensidade do desporto que pratica. É de extrema importância que se adeque a suplementação a cada caso para que a sua saúde nunca seja comprometida. É altamente aconselhado que sejam recomendados por um especialista.

É desaconselhada a toma de doses elevadas de vitaminas e minerais pela possibilidade de toxicidade e interações adversas entre nutrientes. Para existir uma otimização do aporte destes nutrientes deve ser adotada uma alimentação equilibrada, de onde obterá provavelmente as quantidades necessárias para o seu organismo.

Não é recomendada a sua utilização por crianças e mulheres grávidas ou a amamentar devido à falta de evidência científica que comprove a sua segurança nestas populações.

Os atletas profissionais poderão utilizar os suplementos nutricionais para maximizar a sua performance, mas devem aconselhar-se sempre com um especialista em medicina desportiva ou com um nutricionista credenciado.

Mas nunca se esqueça, a alimentação, um plano de treinos bem estruturado e repouso e recuperação apropriados são a base para o sucesso desportivo.