Ligados pela saúde

Rosácea

Rosácea

A rosácea é uma doença inflamatória da pele bastante frequente. Afeta principalmente as mulheres de pele clara entre os 30 e os 50 anos e surge, inicialmente, por pequenos períodos tendendo a tornar-se permanente.

Fatores que desencadeiam a rosácea

Embora a causa da rosácea seja desconhecida, existem vários fatores que podem desencadear esta reação. Entre eles estão:

  • Exposição excessiva ao Sol
  • Mudança de temperatura (do frio para o calor)
  • Exercício físico intenso
  • Consumo de bebidas alcoólicas e de certos alimentos (por exemplo, alimentos picantes, especiarias ou cafeína)
  • Ambientes demasiado quentes ou húmidos
  • Produtos cosméticos irritantes
  • Stress e ansiedade
  • Alterações hormonais

Sintomas de rosácea

As pessoas que sofrem de rosácea apresentam alguns sinais e sintomas característicos que permitem o reconhecimento relativamente fácil desta condição. Entre eles encontram-se a vermelhidão difusa e persistente no rosto, os vasos sanguíneos visíveis à superfície da pele, ardor, comichão ou sensação de picadas, calor e/ou repuxar no rosto, tendência para ruborizar com facilidade e frequência, borbulhas com ou sem pus.

Tipos de rosácea

Existem algumas manifestações diferentes que definem o tipo de rosácea que cada pessoa pode ter. Estes tipos baseiam-se nos sintomas acima. Na maioria dos casos pode mesmo haver uma sobreposição de diferentes tipos.

  1. Rosácea eritemato-telangiectásica – os doentes que sofrem deste tipo de rosácea apenas apresentam vermelhidão e vasos sanguíneos salientes no rosto;
  2. Rosácea ocular – quando os olhos também são afetados, apresentando vermelhidão, irritação, congestionamento e comichão;
  3. Rosácea pápulo-pustulosa – em alguns casos podem surgir borbulhas semelhantes às do acne;
  4. Rosácea fimatosa – os doentes apresentam a pele espessada e um aumento do volume de determinadas regiões da face.

Tratamento da rosácea

Como não existe uma cura específica para a rosácea, o tratamento passa por, para além de evitar os fatores desencadeadores, a aplicação diária de protetores solares, a adequação da dieta para que os alimentos com possibilidade de despoletar ou agravar a rosácea sejam evitados, evitar mudanças bruscas de temperatura e evitar o tabaco. A pele do doente com rosácea é extremamente sensível e há que ter muito cuidado na seleção de produtos de higiene e cosméticos. É importante lavar a face com água morna e utilizar um produto de higiene sem sabão e com pH neutro. Tenha uma seleção apropriada de produtos cosméticos adequados a essa condição.