Ligados pela saúde

Quando os piolhos atacam

Piolhos

As infestações de piolhos, designadas de pediculose, afetam em média, a cada 2 anos, 15-18% das famílias, o que demonstra a importância de estas serem vigiadas. No caso específico das crianças, além de afetarem a sua saúde, podem gerar problemas psicossociais, que têm de ser vigiados, de forma a evitar a exclusão das crianças afetadas.

Os piolhos não voam entre as cabeças das crianças, transmitem-se através do contacto direto entre cabeças ou pela partilha de objetos usados para o cabelo ou para a cabeça que estejam contaminados, como pentes, ganchos, chapéus, entre outros. Estes insetos parasitas são encontrados principalmente na nuca e atrás das orelhas, locais que apresentam as condições de temperatura e humidade mais favoráveis.

Após a contaminação com piolhos não é detetado qualquer sintoma, mas mais tarde pode começar a ser sentida comichão, sensação de movimento na cabeça, feridas, podendo mesmo produzir eczemas e crostas. Uma das primeiras formas de verificar a presença deste tipo de infestação é através da deteção de lêndeas que são esbranquiçadas e ficam agarradas ao cabelo. Já os piolhos são, muitas vezes, não detetáveis devido à sua cor acastanhada, semelhante à cor do cabelo.

Através das farmácias é possível adquirir os conhecimentos necessários acerca da forma como lidar com estas infestações. Há pais que acham que este é um problema preocupante, quando a solução é bastante simples, através das soluções que as farmácias têm à disposição dos seus utentes. Não obstante, é fundamental assegurar que a aplicação do produto adquirido é bem efetuada para que não sobrevivam piolhos. Deve também ter-se cuidado com os artigos aos quais uma criança com piolhos se tenha encostado, como por exemplo roupa, devendo estes ser lavados a 60° ou proceder à desinfeção daqueles que não podem ser lavados a 60°. De outro ponto de vista, após a erradicação da infestação, se a criança for para a escola e contactar com um colega que tem piolhos, ele pode voltar a apanhar.

Relativamente à prevenção das infestações de piolhos, não existe uma medida que impossibilite o contágio com piolhos, mas em caso de desconfiança pode passar-se um pente fino pelo cabelo e averiguar a existência de lêndeas ou piolhos.

É importante saber que o aparecimento de piolhos nada tem a ver com a falta de higiene, pois este é um problema que afeta toda a sociedade.