Ligados pela saúde
WhatsApp Icon

Fale connosco
por WhatsApp

939670069

Polifenóis: o que são e qual o impacto na saúde?

Os polifenóis são substâncias antioxidantes que desempenham um papel chave na prevenção de doenças cardiovasculares, na atividade anti-inflamatória e na prevenção da obesidade e da diabetes.

Têm, também, benefícios no combate de vários tipos de cancro e de doenças neurodegenerativas. São essencialmente provenientes de frutas e bebidas derivadas de plantas, tais como sumos, chá, café ou vinho tinto.

As verduras, os cereais, o chocolate e as leguminosas secas também contribuem para a ingestão total de polifenóis

Os polifenóis com ação antioxidante são bioflavonoides, como a quercetina, resveratrol, procianidina, entre outros.

A quercetina, é um potente flavonoide que tem efeitos benéficos na proteção cardiovascular e promove uma ação anticancerígena, antiviral e anti-inflamatória. Previne igualmente úlceras, alergias e cataratas. Em associação à vitamina C, prolonga a sua atividade antioxidante. Esta substância está presente em maçãs, cebolas, chá verde e chá preto, vinho tinto e hortaliças de folha verde.

O resveratrol, é uma das mais ricas fontes de antioxidantes. Ajuda a inibir a proliferação tumoral em alguns tipos de cancro, atua como protetor frente a doenças cardiovasculares e prolonga a vida celular, o que se reflete positivamente na regeneração dos tecidos, dos órgãos e da pele.

Está presente em algumas plantas e alguns vinhos tintos. Encontra esta substância em bagas azuis escuras ou vermelhas como arandos vermelhos, mirtilos, groselhas, amoras e, principalmente, uvas pretas.

A Procianidina, atua como protetor contra o cancro, cardiopatias, e acidente vascular cerebral (AVC). Está presente em cacau, vinho tinto, arando vermelho e maçãs vermelhas.

O processo de oxidação é um processo natural do organismo que acompanha o envelhecimento. No entanto, pode ser controlado com a alimentação mais adequada. Além dos polifenóis, as vitaminas e os minerais são outros nutrientes que ajudam a combater a oxidação.