Ligados pela saúde
WhatsApp Icon

Fale connosco
por WhatsApp

939670069

O que é o Coronavírus?

O que é o Coronavírus (SARS-Cov-2)?

Segundo a Direção Geral de Saúde, os coronavírus fazem parte de uma família de vírus conhecida por causar doenças nos seres humanos. A infeção pode ser semelhante a uma gripe mas pode apresentar-se numa forma mais grave, tal como pneumonia.

Onde se originou? Diferença entre COVID-19 e SARS-Cov-2.

O novo coronavírus (SARS-Cov-2) foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China. Esta designação identifica o tipo de vírus.

A COVID-19 é a doença causada por este coronavírus.

Como se transmite?

Este vírus transmite-se através das gotículas expelidas quando se espirra, tosse ou fala. A Organização Mundial de Saúde (OMS) adverte que apesar do distanciamento social ser a melhor forma de prevenção da doença, há que ter bastante cuidado com as superfícies onde colocamos as mãos. As gotículas de pessoas que possam estar infetadas depositam-se e o vírus sobrevive horas ou alguns dias (dependendo da superfície) se a superfície não for corretamente limpa.

Sinais e Sintomas

As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda, tais como febre, tosse e dificuldade respiratória. Podem também ser sintomas da COVID-19 a dor de garganta, o corrimento nasal, dores de cabeça e musculares e cansaço. Em casos mais graves, esta doença pode levar a pneumonia com infeção respiratória grave, falência de órgãos e eventual morte.

Não se sabe ao certo o tempo de incubação do vírus, mas estima-se que vá de 5 a cerca de 14 dias.

Prevenção e Tratamento

A OMS recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença. Estas medidas são reforçadas pela Direção Geral de Saúde. Segundo estes organismos as melhores medidas de prevenção que pode adotar são:

  • distanciamento social: manter distância de pelo menos um metro para qualquer pessoa
  • evitar cumprimentos que impliquem contacto físico (apertos de mão, beijos na face, etc.)
  • medidas de etiqueta respiratória:
    • tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir
    • utilizar um lenço de papel ou o braço, nunca as mãos
    • deitar o lenço de papel no lixo
    • lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir
  • reforçar as medidas de higiene:
    • lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou com uma solução de base alcoólica
    • evitar contacto próximo com doentes com infeções respiratórias

Em termos de tratamento, este é apenas direcionado para os sintomas, visto que ainda não existe uma vacina ou um fármaco eficaz contra o vírus. Já existem vários testes a ser realizados de fármacos e vacinas que podem ajudar a eliminar o vírus mas podem demorar alguns meses até entrarem no mercado.

Caso se sinta com os sintomas acima contacte a linha de apoio do Sistema Nacional de Saúde 808 24 24 24.

O Grupo Praxis quer estar ao lado dos nossos Clientes na proteção e prevenção desta pandemia que nos preocupa e que alterou o ritmo de vida de todos. A nossa prioridade é cuidar das pessoas.

Queremos reforçar a nossa disponibilidade para responder a todas as necessidades que tenha na área dos cuidados de saúde e bem-estar. Criámos um serviço de entrega de medicamentos e outros produtos de farmácia no seu domicílio, para que seja possível continuar a ter o que necessita, sem se deslocar à farmácia.