Já se cruzou com palavras como fitoquímicos, antioxidantes, polifenóis? Se sim, saberá certamente que estão maioritariamente associadas a benefícios para a saúde humana e podem ser considerados nutracêuticos.
Os nutracêuticos são um tipo de suplemento alimentar que contêm na sua composição compostos bioativos extraídos de alimentos e que possuem benefícios para o organismo, podendo, inclusive, ser utilizados como forma de complementar o tratamento para alguma doença.
Alguns dos compostos bioativos dos alimentos que consumimos não são absorvidos em quantidade suficiente. Daí a importância de recorrer a suplementos alimentares.
E desengane-se se acha que estamos a falar de consumir alimentos funcionais, porque são coisas diferentes. Não percebeu? Nós explicamos. O tomate é um alimento funcional, que contém um composto bioativo chamado licopeno. Uma cápsula que contém licopeno é um nutracêutico. Os nutracêuticos podem conter mais que um composto bioativo, isolado e purificado a partir de alimentos.
Detentores de múltiplas propriedades, podem ser utilizados para ajudar a saúde, complementar o tratamento de doenças crónicas ou suportar a estrutura ou função do corpo humano.
Todos sabemos que a alimentação saudável é um pilar base da nossa saúde e esta evolução científica permite-nos ir ainda mais além. Por isso, precisa apenas de ter a certeza de que está a consumir produtos seguros e adequados a si.
E como fazer isso? Recorrendo a um profissional de nutrição. Este será a melhor pessoa para o aconselhar e acompanhar em todo o processo.
E lembre-se, os nutracêuticos (ou qualquer outro suplemento) não substituem um estilo de vida saudável, uma boa alimentação ou a prática de exercício físico. Eles trabalham em conjunto com os outros fatores para promover os resultados e melhorar a sua saúde.
Fonte: https://www.dietaeasyslim.com/blog/nutraceuticos-o-que-sao/