Medicamento destinado a doentes com esclerose múltipla, Sativex, custa 475 euros e será comparticipado em 37%.
Segundo o jornal Público, o Infarmed aprovou, há mais de um mês, a comparticipação do fármaco e o Estado vai suportar 37% do preço por embalagem. A Almirall, empresa responsável pela comercialização do medicamento na Europa, estima que esteja no mercado português em setembro deste ano.
O Sativex está incluído “no grupo dos analgésicos e antipiréticos e é comparticipado pelo escalão C — 37%”, segundo o Infarmed, e vai poder ser vendido nas farmácias.
Desde 2012, o Centro Hospitalar de Lisboa Central dispensou 21 unidades deste medicamento que até então só poderia ser dispensado mediante um pedido de autorização especial, nos hospitais.
Fonte: Observador; Jornal Público