Farmácia de Serviço
04 Abril 2020 Sábado

Notícias

O que é o Coronavírus (Covid-19)?

Segundo a Direção Geral de Saúde, os coronavírus fazem parte de uma família de vírus conhecida por causar doenças nos seres humanos. A infeção pode ser semelhante a uma gripe mas pode apresentar-se numa forma mais grave, tal como pneumonia.

O novo coronavírus (2019-nCoV) foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China.

Este vírus transmite-se por via respiratória, ou seja por via aérea, nas gotículas expelidas quando se espirra ou tosse, por exemplo. Pensa-se que também exista transmissão indireta (através de objetos contaminados por pessoas infetadas), dado que estudos preliminares sugerem que o vírus sobrevive algumas horas em superfícies contaminadas.

As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda, tais como febre, tosse e dificuldade respiratória. Em casos mais graves, esta doença pode levar a pneumonia com infeção respiratória grave, falência de órgãos e eventual morte. Não se sabe ao certo o tempo de incubação do vírus.

Em termos de tratamento, este é direcionado para os sintomas, visto que ainda não existe uma vacina contra o vírus.

Como se pode proteger do coronavírus?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:

  • Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo); 
  • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes;
  • Evitar contato próximo com pessoas com infeção respiratória. 

Caso se sinta com os sintomas acima contacte um médico. Este irá encaminhá-lo da melhor forma.

Para se manter atualizado quanto às informações acerca desta doença entre em www.dgs.pt. Dirija-se às nossas Farmácias para esclarecer qualquer dúvida que tenha.

Estarei doente?