Farmácia de Serviço
02 Dezembro 2020 Quarta-feira

Notícias

Canabidiol pode ser poderoso antibiótico, segundo investigação

O canabidiol, uma das substâncias da canábis, pode ser um poderoso antibiótico, idêntico a outros que existem no mercado e que combatem infeções como a pneumonia, conclui uma investigação divulgada no passado dia 23/06.

Segundo uma investigação liderada por Mark Blaskovich (com a colaboração de uma empresa farmacêutica) apresentada na reunião anual da Sociedade Americana de Microbiologia, concluiu-se que o canabidiol teve eficácia a matar uma ampla gama de bactérias, incluindo as que adquirem resistências a outros antibióticos, sem perder essa eficácia após tratamento prolongado. O investigador afirma que “dado os efeitos anti-inflamatórios documentados do canabidiol, é um promissor novo antibiótico que vale a pena ser investigado” e que esta combinação de atividades (antibiótica e anti-inflamatória) é “particularmente aliciante”.

O canabidiol é uma substância química da planta de canábis e pode representar até 40% dos seus extratos. Não é psicoativa e já está a ser utilizada para o tratamento da epilepsia, bem como está a ser estudada como alternativa ao tratamento da dor, inflamação e ansiedade.

Fonte: Agência Lusa; Observador