Ligados pela saúde

Multivitamínicos – Os superpoderes das vitaminas

Multivitamínicos

A prática de uma alimentação saudável tem o objetivo de assegurar o fornecimento de energia, água e nutrientes necessários ao ser humano. Isto implica que todos os dias deveria haver a ingestão de um ou mais alimentos dos vários grupos alimentares, para termos os nutrientes essenciais à nossa saúde. Esta necessidade de calorias, de macronutrientes e de micronutrientes podem variar com a idade: crianças, adultos e idosos. Na mulher grávida, nos praticantes de exercício físico, na existência de certas doenças (Ex: Diabetes Mellitus; Obesidade, Anemia), no consumo excessivo de álcool e na toma de certos medicamentos (Ex: Inibidores da bomba de protões e antiácidos) poderão também requerer ajustes na nutrição.

O estilo de vida da nossa sociedade, com elevados níveis de stress, jornadas de trabalho extensas condicionam muito uma alimentação regrada e racional. A dieta mediterrânica tida como a mais saudável, acaba relegada para segundo plano. Prolongam-se demasiado os intervalos entre as refeições, consomem-se demasiadas vezes comidas rápidas e alimentos processados, e os conteúdos nutricionais destes alimentos são pouco ricos e variados, contendo na sua composição demasiado sal, gordura e açúcar. É fácil constatar a disseminação nas nossas cidades de cadeias de restaurantes de “fast food”. Vendem refeições saborosas e baratas. Nos hipermercados aumentam as zonas dedicadas à venda de produtos alimentares processados, ultraprocessados, refeições pré-prontas e congeladas.

Também a adoção de certos comportamentos e hábitos alimentares como o veganismo, o vegetarianismo ou dietas de emagrecimento podem levar a alguns desequilíbrios nutricionais.

Na teoria uma alimentação variada e rica dispensaria a necessidade de multivitamínicos ou suplementos alimentares. Mas, na prática pode fazer todo o sentido recorrer à toma de suplementos com minerais e vitaminas. Se tiver dúvidas sobre qual o multivitamínico ou suplemento mais adequado a si, procure o auxílio de um profissional de saúde.

A tabela que a seguir se apresenta ajuda também a esclarecer eventuais dúvidas.

Vitaminas – Fontes Alimentares – Importância no organismo

Referências Bibliográficas:

https://www.lusiadas.pt/blog/prevencao-estilo-vida/nutricao-dieta/vitaminas-que-sao-para-que-servem

Saldanha, Helena – Nutrição Clínica, Edições LIDEL, Julho 1999