Ligados pela saúde

Menopausa

Menopausa

A menopausa corresponde a um processo biológico perfeitamente normal da vida da mulher. Este período assinala o fim da fertilidade, associado ao fim das menstruações espontâneas e pode ser confirmada após doze meses consecutivos sem qualquer período menstrual.

Estima-se que a idade média em que ocorre a menopausa espontânea na população portuguesa ronde os 48 anos. Os especialistas que podem diagnosticar a menopausa são o clínico geral e o ginecologista.

A menopausa é uma consequência da redução na atividade dos ovários, que deixam de libertar óvulos mensalmente. Ao mesmo tempo, os estrogénios começam a ser produzidos em menor quantidade. Este novo ambiente hormonal, quando ocorre de um modo súbito, origina sintomas mais intensos do que se ocorrer de um modo gradual, mais lento e, por isso, os sintomas e a intensidade dos mesmos variam de mulher para mulher.

O tabagismo, a ausência de gravidezes, a exposição a químicos tóxicos, o tratamento com antidepressivos, a epilepsia são outros fatores que se associam a menopausa precoce.

Embora seja um processo normal, as alterações associadas à menopausa apresentam importante impacto em diversos aspetos da vida da mulher, podendo fazer desta etapa um período bastante difícil.

SINTOMAS

Alguns dos sintomas mais comuns são: ondas de calor que se caracterizam como uma sensação súbita e intensa de calor na pele, aparecendo principalmente no tronco superior, pescoço e face, redução da libido e secura vaginal, diminuição do tamanho dos seios e perda de firmeza, sudorese noturna, insónias, mudanças de humor, com períodos de ansiedade, irritabilidade e depressão, além da diminuição da autoestima, ganho de peso e desaceleração do metabolismo, pele seca e cabelos mais finos, diminuição da elasticidade da pele, dores de cabeça e aumento da porosidade dos ossos.

COMO ALIVIAR OS SINTOMAS

Apesar de não poderem ser evitados, existem estratégias que podem aliviar estes sintomas.

Para aliviar as ondas de calor, pode procurar um local fresco e calmo, onde possa sentar ou deitar-se tranquilamente e respirar de forma lenta e profunda. Pode tomar um duche ou banho tépido, resistindo à tentação de utilizar água fria e salpicar o rosto e pescoço com água tépida e beba algo fresco.

Para os sintomas em geral, deve tomar menos café, ter uma dieta equilibrada com menos doces e mais frutas e vegetais, evitar bebidas alcoólicas e beber muita água, investir nas vitaminas C, D e B12 de forma natural, fazer exercício físico para preservar a massa muscular e porque mulheres sedentárias estão mais propensas a ter ondas de calor, estimular o cérebro para evitar a perda de memória, manter bons hábitos de sono, a fim de combater potenciais problemas de sono causados por quedas nos níveis de estrogénio, praticar yoga e manter vida social ativa para evitar sintomas de ansiedade e depressão.

Pode ser também discutida com o médico a possibilidade do uso da terapia de reposição hormonal e suplementos alimentares.