Ligados pela saúde
WhatsApp Icon

Fale connosco
por WhatsApp

939670069

Maternidade: Top 10 Cuidados

Com a chegada de um bebé, chegam também inúmeras dúvidas, inseguranças, preocupações e, claro, grandes descobertas, especialmente para mães de primeira viagem.

Reunimos os principais cuidados com bebés para aproveitar o melhor dessa fase da maternidade sem problemas!

1.Amamentação

O bebé deve ser amamentado em exclusivo até aos 6 meses, visto que o leite da mãe é o mais adequado para a alimentação do seu filho. Na mesma mamada e no decorrer do tempo, a sua composição altera-se de acordo com as necessidades do bebé, protegendo-o de doenças como diarreia, otites, pneumonias, asma, alergias e obesidade, e favorecendo o desenvolvimento intelectual.

 O ideal é dar de mamar sempre que o bebé pedir (nos primeiros dias os bebés mamam cerca de 10-12 vezes ao dia), levando o bebé à mama e não o inverso.

É sempre importante limpar o nariz do seu bebê com soro antes de amamentá-lo, e não apenas quando estiver entupido para garantir que ele respira adequadamente durante a amamentação.

Todas as substâncias consumidas pela mãe são passadas para o bebê a partir do leite materno. Portanto, além do cigarro, outras substâncias devem ser evitadas, como a grande a maioria medicamentos.

2. Banho

O banho do bebé é sempre um acontecimento importante. Proporciona conforto e troca de afetos entre os pais e o bebé e previne as infeções.

Antes de iniciar, deixe tudo que precisa por perto: os produtos para o banho, neutros (hipoalergénicos), toalha, fralda e roupa. Na banheira, deite em primeiro lugar a água fria e depois a água quente, até cerca de 10 cm de altura, a temperatura estar em torno de 36,5-37 graus, já que a pele do bebê é muito sensível. Verifique a temperatura da água com o cotovelo, com a face interna do pulso ou com um termómetro.

Pode dar banhos diários ou em dias alternados ao seu bebé, a qualquer hora do dia, tentando apenas evitar fazê-lo a seguir à amamentação. Após o banho, seque o bebé sem o esfregar, com especial cuidado nas pregas

3. Muda da fralda

Trocar as fraldas de forma recorrente é um dos principais cuidados com bebés, no entanto, você não precisa de o mudar sempre que fizer xixi. Na hora da troca, evite toalhitas com químicos que possam provocar irritações na pele, prefira compressas de tecido não tecido com água morna. Além disso, limpe sempre o seu bebé gentilmente, da frente para trás.   Geralmente o coto do cordão umbilical cai até o 15º dia de vida. Até lá, é preciso higienizar bem a sua base, mais próxima da pele, com água morna, ou álcool 70% se tiver algum cheiro ou coloração amarelada, e posteriormente secar com uma compressa seca e esterilizada.

4.Roupa

Acima de tudo, a roupinha deve ser confortável e adequada à temperatura do dia. A roupa escolhida deve ser algodão junto ao corpo do bebé e deve evitar roupa de lã com pelo. Lave a roupa do bebé antes de ser usada, com sabão ou detergente neutro sem perfume para bebé e retire todas as etiquetas.

5.Sono

Cuidados com o bebé durante o sono são dos que mais merecem atenção, de forma a prevenir riscos de sufoco e asfixia. É importante manter o seu bebé sempre de barriga para cima na hora de dormir, especialmente nos primeiros meses de vida, numa cama própria com grades protetoras, com um colchão firme e sem almofada. Coloque o bebé de forma que os pés toquem no fundo da cama, evitando que a roupa cubra a cabeça, deixando os braços por cima da roupa. Além disso, devem-se evitar cobertores, peluches ou outros objetos no berço.

Nos primeiros três meses, o bebê deve ter entre 16h e 17h de sono por dia, que vai diminuindo aos poucos com o tempo.

6. Cuidados de segurança em casa

Nos primeiros tempos de vida, deve ter cuidados adicionais com o bebé. Por exemplo: o quarto deve estar a uma temperatura amena, por volta dos 20º C, não colocando fontes de calor junto à cama do bebé, para prevenir o aquecimento excessivo.

Nunca deixe o bebé sozinho no banho ou em cima da cama, da mesa ou do sofá, sem proteções.

7. Visitas

No primeiro mês o bebé pode sair de casa, mas é importante evitar passeios em locais públicos e o contato excessivo com pessoas, já que a imunidade do bebê ainda está frágil.

O recomendado é que as visitas sejam curtas, respeitando o silêncio e os cuidados necessários com a higiene: lave as mãos antes de pegar no bebé e promova esta prática a todos os que o rodeiam, de forma a diminuir o risco de infeções.

8. Passeios

O bebé deve ser protegido do frio, do calor intenso, da chuva e do vento, assim como, de barulhos, cheiros ou luzes que podem deixar o bebé agitado.

A exposição solar é essencial para a ativar a vitamina D e manter a saúde da pele do bebê. No entanto, deve ser breve (em torno de 15 minutos), e fora do período de maior incidência de raios ultravioleta (das 10h às 17h).

O transporte do bebé deve ser feito com segurança numa cadeira própria a partir do momento em que sai da maternidade, e no carro deve usar uma cadeira homologada, voltada de costas para o sentido do trânsito (até aos 3-4 anos de idade), corretamente instalada e fixa com os cintos de segurança ou o sistema ISOFIX, de preferência nos lugares de trás e nunca num lugar com airbag frontal ativo.

9. Cólicas

As cólicas são comuns e uma das principais causas de preocupação entre as mães. Pode ajudar o seu bebé colocando-o ao colo, de barriga para baixo, fazendo uma leve pressão sobre o abdómen. A massagem do abdómen no sentido dos ponteiros do relógio e a flexão das pernas sobre o abdómen são manobras que também aliviam a dor do bebé.

As cólicas do 1º trimestre do lactente, ou choro vigoroso intermitente e inconsolável sem causa aparente é uma situação comum que surge após a 3ª semana de vida e pode manter-se até ao 3º ou 4º mês.

10. Acompanhamento pediátrico

 É muito importante proteger a saúde do seu bebé. Se não fez o “teste do pezinho” na maternidade, leve-o ao centro de saúde entre o 3º e o 6º dia. A primeira consulta com o pediatra deve ocorrer até aos 28 dias de vida, preferencialmente até ao 10º dia. o peso deve ser vigiado semanalmente até ao 1º mês. Deve proceder à vacinação do seu bebé para o proteger de infeções graves.

Agora que já conhece os principais cuidados com bebês, é muito importante que perceba que não é só o seu bebê que precisa de atenção com a saúde! Os pais ficam sobrecarregados, por isso, devem dar prioridade uma alimentação equilibrada, um ambiente calmo em casa e horas regulares para o sono.

Afinal, para garantir que o seu bebê esteja bem, você também precisa estar! Boa sorte e aproveite sempre o melhor da maternidade!