Ligados pela saúde
WhatsApp Icon

Fale connosco
por WhatsApp

939670069

Infeção Urinária

Uma infeção urinária é a presença de bactérias em qualquer parte do Sistema Urinário. Quando as bactérias não são rapidamente removidas pela eliminação da urina e pelas defesas do organismo torna-se evidente a existência de uma infeção.

Dependendo do local onde estas bactérias se encontram é dado um nome diferente à infeção:

  • Rim (ou ambos) – Pielonefrite
  • Bexiga – Cistite
  • Uretra – Uretrite

Normalmente as infeções surgem do exterior do organismo, através da uretra. Esta, por ser mais curta e se encontrar próxima do ânus e da vagina nas mulheres, faz com que as infeções urinárias sejam mais frequentes em mulheres do que em homens (a uretra é mais longa e dificulta a chegada das bactérias à bexiga).

Causas

Existem várias causas de infeções urinárias. Entre elas estão:

  1. Hábitos de higiene pouco adequados
  2. Doenças sexualmente transmissíveis
  3. Gravidez
  4. Inserção de objetos estranhos
  5. Diabetes
  6. Período menstrual

Os doentes hospitalizados e que necessitam de algaliação pertencem a um grupo de alto risco para contrair estas infeções. Neste caso, para além das bactérias mais facilmente tratadas com antibióticos surgem algumas de mais complicada resolução.

Sintomas

Estas infeções possuem vários sintomas dos quais se destacam:

  1. Ardor ou dor a urinar
  2. Vontade frequente e urgente de urinar, mesmo pequenas quantidades
  3. Dificuldade em iniciar a micção
  4. Urina com cheiro fétido
  5. Dor na parte inferior do abdómen
  6. Alterações na cor da urina
  7. Febre

Apesar das infeções urinárias não serem infeções complicadas e de possuírem um tratamento relativamente rápido, as infeções que atingem os rins (pielonefrites) necessitam de atenção e cuidados especiais.

Diagnóstico

O diagnóstico destas infeções é feito por avaliação médica. No caso de uma primeira infeção em mulheres, o tratamento é, normalmente, instituído sem recurso a diagnóstico laboratorial. Se se tratar de uma infeção recorrente é necessário e importante avaliar quais as situações que podem estar na causa da infeção e avaliar qual o microrganismo responsável pela mesma. Assim, para além de se identificar qual o microrganismo causador, é possível selecionar o fármaco mais adequado para esse caso. É também importante utilizar outros métodos de diagnóstico (como, por exemplo, a ressonância magnética e a ecografia) para uma avaliação mais completa do problema.

Tratamento

As infeções urinárias, por frequentemente se tratarem de infeções por bactérias, são tratadas com antibióticos (fármacos sujeitos a receita médica). Os mais utilizados para estas infeções são as fluoroquinolonas.

Este tratamento deveria ser feito apenas após um diagnóstico laboratorial com identificação da bactéria causadora da infeção, mas na prática clínica corrente é natural o doente começar o tratamento sem este tipo de diagnóstico.

Para além do tratamento medicamentoso é importante ter alguns cuidados não farmacológicos:

  • Aumentar a ingestão de líquidos (principalmente água)
  • Ter cuidados com a higiene íntima
  • Não retardar o ato de urinar

É importante realçar que no caso de infeção urinária durante a gravidez, a seleção do antibiótico deve ser bem ponderada, devido às contraindicações de alguns destes antibióticos.

Caso tenha sintomas coerentes com uma infeção urinária dirija-se a uma Farmácia Praxis de modo a ter o melhor acompanhamento possível por parte dos nossos farmacêuticos.