Ligados pela saúde
WhatsApp Icon

Fale connosco
por WhatsApp

939670069

Festivais de Verão

Quer seja um aficionado dos festivais e do campismo, quer vá apenas um dia ver o seu artista de eleição, siga os passos essenciais para um festival de verão de sucesso.

Como o nome indica estes festivais decorrem no Verão, durante a altura do ano com maior calor. Por este motivo há que ter alguns cuidados para correr o menor risco possível: evite a exposição prolongada ao Sol, use protector solar (no mínimo SPF 30), óculos de sol para proteger os seus olhos e um chapéu para a sua cabeça. Porque é muito importante manter-se hidratado, beba muita água. Esteja atento aos sintomas de insolação (face vermelha, calor, dor de cabeça, náuseas e vómitos) ou de um golpe de calor (pálido e com frio, dor de cabeça e náuseas). Conserve os alimentos que adquirir no recinto para que se mantenham na melhor qualidade.

Para além do Sol, e porque muitos festivais se realizam junto a rios ou lagos, há que ter atenção a mosquitos e abelhas. A alergia à picada de abelha requer alguns cuidados. Evite as complicações e utilize um repelente. O repelente “afasta” os insetos diminuindo a probabilidade de picada. Caso seja picado e note algum tipo de inchaço repentino dirija-se ao posto de socorro mais próximo e comunique o seu problema.

Quanto à roupa, e apesar de poder continuar a vestir-se “com estilo”, utilize roupa confortável e calçado adequado para andar vários quilómetros. Num festival raramente estamos parados no mesmo local o que aumenta a importância de selecionar um calçado que consiga utilizar várias horas sem magoar. Pode também proteger os seus pés com sticks e pensos que evitam bolhas e fricção. Para garantir um bom apoio às suas costas leve uma mochila que tenha dupla alça e que seja ajustável à sua lombar.

Se vai acampar, atenção ao colchão ou espuma e à almofada que leva consigo. Num festival de verão evite ter dores posturais. Leve também uma pequena bolsa com os medicamentos que toma habitualmente, para além de um kit de primeiros-socorros para acampamento, como, por exemplo, um antissético, pensos rápidos, ligaduras e medicamentos para dores de cabeça e náuseas. Os pequenos acidentes são muito comuns em festivais e mais vale estar prevenido. Caso faça uma ferida ou um corte, lave bem as mãos e, de seguida, passe água corrente sem esfregar e desinfete. Se a ferida for profunda recorra ao posto de saúde mais próximo.

Num festival é frequente cometerem-se alguns excessos, principalmente de bebidas alcoólicas. Caso aviste algum festivaleiro que não se sinta bem, chame ajude e, enquanto espera, deite-o na posição lateral de segurança (deitado de lado, com apoio na cabeça). Caso assista a uma queda, chame o 112, não mexa na pessoa, nem a desloque.

Para finalizar, garanta que está contactável e leve consigo o seu bilhete e os seus documentos.

Desta forma assegura que tem um excelente festival e pode desfrutar dos seus artistas favoritos com o melhor conforto e segurança!