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Em que medida o sono é importante para o bom funcionamento do sistema imunitário?

Uma noite de sono de qualidade fortalece o sistema imunitário. Um sistema imunitário que funcione bem é a espinha dorsal para a defesa da saúde.

Os vírus infetam as células acoplando-se às proteínas da superfície e injetando a sua própria matéria. Como resultado, a produção das próprias células do hospedeiro é invadida e começa a produzir mais vírus. Quando este processo é concluído, a célula infetada morre e liberta esses novos vírus que, por sua vez, infetam outras células.

O sistema imunitário tem as suas próprias funções de proteção, como a existência de um tipo específico de glóbulos brancos- células natural killer, que detetam as células infetadas e param a sua atividade ou removem-nas antes que novos vírus sejam produzidos

Para existir um número suficiente de células natural killer o sono é de extrema importância. Muitos estudos apontam que existe uma redução destas células quando existe privação do sono aumentando assim a suscetibilidade a doenças e infeções.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda entre sete a nove horas de sono por noite. Não há um horário uniforme ou ideal para ir para a cama, mas existe um relógio biológico interno – chamado ritmo circadiano. Durante o ciclo dia-noite da Terra, este relógio interno é sincronizado repetidamente. No entanto, a sincronização do relógio interno de cada um é muito individual, o que explica a existência de madrugadores e pessoas que preferem acordar tarde.

O relógio interno tem uma ligação com existência ou não de luz e é controlado pela melatonina. Os recetores dos olhos são sensíveis à luz azul e sinalizam ao cérebro que é de dia e consequentemente o estado de alerta e acordado. Para que a melatonina mantenha um ciclo saudável de sono/ vigília, telemóveis ou computadores, por exemplo, devem ser utilizados apenas até duas horas antes da hora de dormir. Atividades online, como contatos sociais ou consulta de notícias atuais também podem dificultar um estado calmo e relaxado, necessário para adormecer.

Dormir com uma temperatura ambiente de cerca de 19°C e beber mais água durante o dia do que à noite podem ser dicas importantes para garantir um sono de qualidade.

Em teletrabalho, com a mudança de rotinas e a permanência em casa, é necessário apertar as regras para garantir um sono reconfortante. Recomenda-se:

  • Escolher uma zona fora do quarto para trabalhar
  • Compartimentar as áreas de trabalho das áreas de descanso e lazer.
  • Apesar de não poder sair de casa, deve manter intervalos no horário de trabalho e terminar à hora estipulada.
  • Mais uma vez, cuidado com a utilização de computadores e telemóveis na hora de dormir.