Ligados pela saúde
WhatsApp Icon

Fale connosco
por WhatsApp

939670069

DOENÇA PERIODONTAL

Existem vários tipos de doenças que podem afetar a cavidade oral dos nossos animais, sendo a doença periodontal a mais comum.

A falta de cuidados de higiene oral leva à acumulação excessiva de bactérias na superfície dos dentes dos nossos animais (tártaro), levando ao aparecimento de doença periodontal. Numa primeira fase, existe gengivite (inflamação da gengiva) e, posteriormente, periodontite (inflamação das estruturas periodontais). Em fases mais avançadas podem ocorrer fístulas oro nasais e fraturas mandibulares. Os sinais clínicos desta doença incluem dor, dificuldade em comer, salivação excessiva, mau hálito, mobilidade e perda de dentes e sangramento. Se não for tratada, pode haver a formação de abcessos periodontais e infeção por via sanguínea, afetando o coração, fígado e rins.

O tratamento desta doença é a destartarização, que permite remover o tártaro dos dentes afetados. A prevenção passa por evitar a acumulação de placa bacteriana, através da escovagem diária dos dentes com uma pasta adequada, o que nem sempre é fácil, por isso existem outras opções como a utilização de rações específicas, barras comestíveis, nutracêuticos e elixires.

É importante manter a vigilância médica da cavidade oral dos nossos animais, pelo menos uma vez por ano, pois a doença periodontal pode facilmente passar despercebida e só ser detetada numa fase avançada.

Anabela Torres, Médica Veterinária – Clinica do Animal