Ligados pela saúde
WhatsApp Icon

Fale connosco
por WhatsApp

939670069

De que forma a Vitamina D é benéfica para a sua saúde?

A vitamina D, ou calciferol, é uma vitamina lipossolúvel e é encontrada em muito poucos alimentos. As formas principais são conhecidas como vitamina D2 (ergocalciferol: de origem vegetal) e vitamina D3 (colecalciferol: de origem animal). É produzida pelo nosso organismo por ação dos raios ultravioleta que ao incidirem na pele desencadeiam a produção desta vitamina.

Para que o organismo consiga utilizar esta vitamina ela necessita de ser processada no fígado ou nos rins para que se torne numa vitamina ativa.

Funções da vitamina D no organismo

  • Promoção da absorção de cálcio e fósforo pelo intestino
  • Essencial para a formação, crescimento e reparação óssea
  • Prevenção do raquitismo nas crianças e da osteoporose nos adultos
  • Manutenção do normal funcionamento muscular
  • Manutenção de um sistema imunitário saudável

Deficiência em vitamina D no organismo

Concentrações inferiores às necessárias podem ter algumas consequências no nosso organismo. Entre elas estão a fraqueza muscular e fragilidade óssea e em casos mais graves raquitismo (crianças) e osteomalacia (adultos).

Esta deficiência tem como principal causa a falta de exposição à luz solar, mas pode também ocorrer por falta de ingestão de alimentos ricos nesta vitamina, baixa absorção pelo organismo, processamento incorreto de vitamina D e distúrbios que afetem qualquer etapa do processo da vitamina.

Prevenção da deficiência em Vitamina D

 A deficiência em vitamina D é principalmente prevalente em pessoas de risco, por exemplo, idosos ou pessoas acamadas ou que vivem em estabelecimentos de cuidados a longo prazo. Pessoas com deficiências na absorção de nutrientes ou que não conseguem no seu dia-a-dia ter uma exposição solar adequada devem também ter cuidado.

Estas pessoas devem ter especial cuidado com a alimentação e ingerir alimentos ricos em vitamina D (por exemplo, ovos, peixes gordos ou cogumelos) ou alimentos enriquecidos (como cereais ou bebidas de soja).

 Caso uma alimentação adequada e a exposição solar (cerca de 15 minutos diários) não sejam suficientes, com indicação médica a pessoa deverá ser suplementada com vitamina D.

 Tenha sempre presente que uma dieta equilibrada, um estilo de vida saudável e o exercício físico regular são a base para a obtenção das quantidades adequadas desta e de outras vitaminas e minerais.