Ligados pela saúde
WhatsApp Icon

Fale connosco
por WhatsApp

939670069

Como preparar a sua pele para o Sol

Para a grande maioria das pessoas, um dia de sol é razão para celebrar. O sol estimula o cérebro a libertar a serotonina – um neurotransmissor que proporciona a sensação de bem-estar – e estimula o organismo a produzir Vitamina D, importante para os ossos. O sol é bom e essencial, mas também representa algumas ameaças para a saúde da pele.

Preparar a pele para o sol, é um dos passos mais importantes para evitar que as agressões que o sol provoca comecem a causar envelhecimento, manchas, alergias ou um bronzeado pouco duradouro. Esta preparação deve ser iniciada pelo menos um mês antes da exposição, mas em caso de alergias ou maior sensibilidade, deve ser iniciada com mais antecedência.

Existem alguns recursos que ajudam na preparação do corpo para os dias de sol, de maneira a conquistar um bronzeado mais rápido, bonito e natural:

  • Expor-se ao sol com Protetor Solar adequado para o tipo de pele

A exposição solar deve ser gradual e progressiva. Para bronzear com mais segurança, é importante que a exposição solar se faça antes das 11 e depois das 16 horas, aplicando filtro solar adequado ao tipo de pele, para protegê-la dos raios solares que são nocivos para a pele.

A aplicação do protetor não impede o bronzeado e, pelo contrário, prolonga-o porque mantém as células saudáveis e a pele hidratada, evitando a descamação. Estes produtos devem ser aplicados cerca de 20 e 30 minutos antes da exposição solar e reaplicados, normalmente, a cada 2 ou 3 horas, principalmente em zonas sensíveis como lábios, mãos, pés e face, e em especial se a pessoa transpirar ou entrar na água.

Mesmo no dia-a-dia, o protetor solar é mesmo o nosso melhor aliado e deve ser usado sempre que vamos à rua. Nesta altura, que a nossa pele está mais sensível, torna-se indispensável. Irá evitar o envelhecimento precoce da pele, o desenvolvimento de rugas e linhas de expressão, prevenir o aparecimento de manchas ou outras marcas indesejáveis. Escolha um produto que se adeque à sua tez e aplique sempre que necessário. 

  • Deve fazer uma alimentação rica em betacarotenos

A alimentação tem muita influência no bronzeado, porque contribui para a produção de melanina, pigmento natural que dá cor à pele, deixando-a mais bronzeada.

Para isso, deve consumir alimentos ricos em betacaroteno e outros antioxidantes semanas antes da 1ª exposição solar e durante o período de exposição ao sol.

O betacaroteno é um antioxidante que contribui para o fortalecimento do sistema imunitário, sendo muito importante na proteção da pele, dos danos causados pelos raios UV, prevenindo a descamação e envelhecimento precoce da pele e melhorando o bronzeado.

Os alimentos ricos em betacaroteno são de origem vegetal, geralmente de cor alaranjada e amarelada como, cenoura, laranja, damasco, abóbora, manga, pêssego, melão, maracujá, mas também a melancia, tomate, brócolos e espinafre. Estes alimentos ajudam a combater os radicais livres, contribuindo para uma pele mais saudável e bonita.

Como complemento da alimentação podem ser utilizados os suplementos para o sol, presentes em farmácias e lojas de produtos naturais. Estes têm uma ação fundamental na capacidade de preparar a pele e mantê-la saudável de dentro para fora. Com as vitaminas restabelecidas, evitará todos os danos que o sol possa causar. São especialmente importantes na preparação da pele, de pessoas com alergia e sensibilidade aos raios solares.

  • Deve hidratar muito bem a pele diariamente

Para que o bronzeado se mantenha por mais tempo, estes cuidados devem ser iniciados antes de apanhar sol: deve aplicar-se um creme hidratante após o banho, diariamente, reforçando a aplicação nos dias de exposição ao sol, de forma a prevenir a desidratação da pele e a descamação.

·         Deve fazer uma esfoliação da pele

Fazer uma esfoliação de todo o corpo cerca de 3 dias antes de apanhar sol, ajuda a remover as células mortas, a libertar-se de impurezas, a eliminar as manchas e a estimular a circulação, preparando o corpo para um bronzeado mais uniforme e duradouro.

Após a exposição solar, pode-se fazer uma esfoliação suave, 1 vez por semana, de forma a manter a pele macia e o bronzeado regular e uniforme.  A aplicação do produto escolhido deve ser feita com movimentos suaves e, de seguida, deve ser feita hidratação. 

  • Tenha cuidado com a depilação

Se recorre a cera ou a máquina, faça a depilação dois dias antes de uma exposição solar mais prolongada. Isto para que a sua pele tenha tempo de recuperar e não estar tão sensível. Caso faça algum tratamento a laser ou com luz pulsada, informe-se sobre o tempo recomendado até apanhar sol.

Uma pele saudável equivale a um bronzeado duradouro, por isso, quanto melhor preparar a pele, verá muito mais benefícios do que danos.