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Clima frio pode aumentar lesões desportivas: como evitar?

Durante o inverno, o número de pessoas que se queixam de dores e lesões musculares aumenta. Por forma a manter a temperatura dos órgãos vitais, como coração e pulmão, há um menor fluxo sanguíneo nos músculos. O esforço que estes necessitam para se movimentar é muito superior, criando as condições propicias para lesões.

Com temperaturas a rondar os zero graus ou pouco mais, a prática de exercício físico com baixas temperaturas pode até ser bastante perigoso no caso de pessoas com problemas cardíacos.  Os vasos sanguíneos ficam mais fechados e a irrigação do miocárdio torna-se mais complicada podendo levar a enfartes.

Para quem está muito habituado a treinar ao ar livre é recomendável o uso de roupa a tapar o nariz e a boca “para o ar não entrar tão frio” no organismo.

É preciso algum bom senso com temperaturas abaixo dos 10º, para nos protegermos da hipotermia. Claro que, com vento ou chuva, o potencial de arrefecimento aumenta, sendo importante o uso de equipamento corta-vento ou impermeável consoante a situação

Cobrir as extremidades, como as orelhas e as mãos, assim como a cabeça e o pescoço, são medidas aconselhadas para evitar a perda de calor. Vestir “duas ou três” camadas de roupa, mas sem provocar sudação excessiva, são outro cuidado a ter em conta. E, depois do exercício, é fundamental sair do frio e mudar para roupa seca.

Dicas para evitar lesões no frio

AQUECIMENTO

Realizar o aquecimento é importante em qualquer estação do ano, contudo, no frio o cuidado deve ser redobrado para que os vasos sanguíneos se dilatem e o sangue possa ser mais bem distribuído para os músculos, que se contraem mais durante épocas mais frias.

MODERAR

Comece o exercício de forma gradual para que as articulações consigam se “soltar”, visto que o enrijecimento muscular e articular é bastante comum no frio por conta da diminuição do fluxo sanguíneo para com tais áreas.

PROTEJA-SE DO FRIO

No frio as calças e blusas são indispensáveis. As roupas mesmo que limitem alguns movimentos, são necessárias até mesmo para um aproveitamento no desempenho, deixando o corpo sempre aquecido apesar do constante movimento.

ATENÇÃO COM A FREQUÊNCIA CARDÍACA

Quando nos exercitamos, o coração bombeia o sangue com mais frequência para órgãos e músculos. No frio não é diferente, todavia, caso os batimentos se acelerem mais do que o normal, interromper a atividade por alguns minutos ou dosear a intensidade facilita na prática em baixas temperaturas.