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A Saúde medida em números

A nossa saúde pode ser permanentemente avaliada em números e em parâmetros. São eles que definem se está dentro dos limites, se tem andado a cometer excessos ou se precisa urgentemente de mudar de estilo de vida. Mas os números não são fáceis de interpretar.

Estes são os valores certos para ter uma saúde de ferro.

Tensão arterial: <120/80 mmHg

Representa a pressão provocada pela circulação do sangue nas artérias sanguíneas, em consequência da ação de bombeamento que o coração efetua a cada pulsação cardíaca. A tensão máxima atingida é a chamada tensão sistólica e a mínima a diastólica. Para a medir, deve estar sentado, com o braço à altura do coração. Idealmente, é medida após cinco minutos de repouso. A tensão arterial mede-se insuflando a braçadeira do esfigmomanómetro, o aparelho de medição deste valor, que é colocado à volta do braço.

Esta medição é a única forma de detetar os casos de hipertensão nos primeiros anos, altura em que geralmente não existem quaisquer sinais de doença”, esclarece o médico. “Esta patologia pode ser responsável por um acidente vascular cerebral [AVC] ou por um enfarte do miocárdio. Os níveis tensionais não devem ser superiores a 120/80 mmHg. Quando a tensão arterial é repetidamente igual ou superior a 140 mmHg para a sistólica e/ou 90 mmHg para a diastólica, o indivíduo é considerado hipertenso.

Valores entre 120/80 e 139/89 mmHg são considerados de pré-hipertensão, uma condição que também tem riscos para a saúde. Deve, por isso, adotar um estilo de vida saudável, que garanta uma descida da pressão arterial. Reduzir o consumo de álcool e de sal, diminuir o excesso de peso, fazer exercício físico regularmente e eliminar o tabaco são medidas importantes.

Índice de Massa Corporal: Entre 19 e 25

O índice de massa corporal (IMC) é um sistema de classificação do peso corporal de uma pessoa em relação à sua altura, sendo a principal medida de diagnóstico de obesidade. Calcula-se dividindo o peso corporal (em quilos) pela altura (em metros) elevada ao quadrado. Um IMC entre 19 e 25 é considerado normal. Se este índice for superior a 25 estamos perante um excesso de peso. Acima de 30 considera-se obesidade. Valores superiores a 40 são classificados de obesidade mórbida.

Valores acima de 30 devem ser considerados uma emergência para a saúde. Para emagrecer, para além de uma alimentação saudável, pobre em calorias, é necessário aumentar a atividade física, fazer pelo menos meia hora por dia. Alguns fármacos podem ajudar a perder peso, mas só devem ser usados, após um programa de dieta e exercício de pelo menos seis meses, se o IMC se mantiver igual ou superior a 30. Quando o IMC é igual ou superior a 40 aconselha-se o recurso à cirurgia

Glicemia: ≤99 mg/dl

É também fundamental aferir o nível de glicose (açúcar) presente no sangue. É o principal indicador de diabetes, uma doença em que o organismo é incapaz de produzir insulina ou produz esta hormona em quantidade insuficiente. Este problema pode levar a um excesso de açúcar no sangue [hiperglicemia], que é tóxico, aumentando assim o risco de doença cardiovascular, de cegueira, de insuficiência renal e de gangrena dos membros inferiores.

A glicemia é medida através de colheita de sangue, após um jejum de pelo menos oito horas, razão pela qual é realizada de manhã. Se a glicemia for inferior a 100 mg/dl é considerada normal. Quando é superior a 126 mg/dl em pelo menos duas ocasiões o diagnóstico de diabetes é estabelecido. Entre 100 e 125 mg/dl indica a presença de pré-diabetes.

O que é que deve fazer, então, para melhorar os seus valores? A resposta é simples. Uma pequena redução do peso, cerca de 5%, combinada com marcha diária de 20 minutos pode impedir ou atrasar a progressão de pré-diabetes para diabetes. Faça uma dieta quotidiana que inclua as proteínas saudáveis do frango e do peixe, os hidratos de carbono complexos dos vegetais e dos cereais integrais e a fibra vegetal das leguminosas. Evite a ingestão de açúcar e de gorduras saturadas e trans.

Massa gorda: 20% a 25% nas mulheres e 10% a 18% nos homens

É a percentagem de tecido adiposo existente no corpo face à massa corporal total. O excesso de gordura corporal está associado à hipertensão arterial, à diabetes tipo 2, à doença das artérias coronárias e a acidentes cardiovasculares.

Esse valor varia consoante a quantidade de gordura. Algumas balanças de uso doméstico já fazem esta leitura, mas, para uma correta avaliação é fundamental estar em jejum e repousada antes da medição. Quanto a valores, considera-se ideal uma percentagem de massa gorda entre 20% a 25% nas mulheres e de 10% a 18% nos homens. Valores superiores a 35% nas mulheres e a 25% nos homens são considerados perigosos.

 Para melhorar os seus valores, combine uma alimentação saudável com três sessões semanais de exercício aeróbio, durante 60 minutos e mais duas de exercício com cargas [pesos].

Perímetro abdominal: <80 nas mulheres e a <95 nos homens

A medição do perímetro da cintura permite verificar se há gordura abdominal em excesso para avaliar a presença de obesidade e o risco cardiovascular. A gordura localizada no abdómen e nas vísceras abdominais é a mais prejudicial à saúde. Produz substâncias químicas agressivas para o aparelho circulatório e para o pâncreas, com efeitos na saúde que incluem hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, doença cardiovascular e/ou problemas osteo-articulares.

Para medir o seu perímetro abdominal, coloque uma fita métrica à volta do abdómen, na parte superior do osso da anca. Certifique-se de que a fita está paralela ao solo e justa ao corpo, sem comprimir a pele, e tire a medida. Numa pessoa saudável, a circunferência da cintura é inferior a 80 cms nas mulheres e a 95 cms nos homens.